terça-feira, 21 de maio de 2013


Cavalos-marinhos   

Hippocampus reidi é uma das espécies encontradas em regiões pouco profundas de praias e mangues no Brasil.

O cavalo-marinho é um peixe, mas tem cara de cavalo, espinhos parecidos com os das plantas, não tem escamas e não consegue nadar muito bem.

Camuflagem
Apesar de serem tão diferentes de outros habitantes dos oceanos,os cavalos-marinhos são bem discretos e procuram se camuflar entre pedras, algas e corais.
Algumas espécies são capazes de mudar de cor para se confundir com o ambiente e outras contam com espinhos e saliências que servem para confundir os predadores.
Quase imóveis
Com suas pequenas nadadeiras, eles se movem devagar e têm de se esforçar para vencer a força das águas.
Para não serem arrastados pela correnteza, geralmente enroscam a cauda em algas, corais e plantas e ficam quietinhos, esperando a passagem de larvas de camarões, pequenos moluscos e outros animais minúsculos, que sugam da água para se alimentar.
Tem para todos os gostos
Existem cerca de 40 espécies de cavalos-marinhos. Elas têm tamanhos, cores e formatos bem variados, pois, ao longo de várias gerações, eles passaram por mudanças e se adaptaram aos mais diferentes ambientes.
Você sabia que:
  • Os pesquisadores acreditam que esses animais existem há 40 milhões de anos?
  • Eles fazem muito esforço para sugar seu alimento e emitem um som seco, parecido comum “claque”, enquanto comem?
Cavalos-marinhos não têm dentes ou estômago? A comida passa por seu sistema digestivo rapidamente e eles precisam comer constantemente.




Aprendendo...


Criação de Cavalos Marinhos


Criação de Cavalos Marinhos- Curiosidades

quinta-feira, 7 de março de 2013

Era uma vez...


No lindo mundo submarino onde morava o corajoso Tição, que era um cavalo – marinho, nadava também o Golfinho que queria ser pássaro. Aliás, era lá que crescia e brincava com os seus amigos Golfinhos, tal como fazia o Tição com os outros cavalos - marinhos. Juntos galopavam pelos vales de areia branca e fina, onde existiam também grandes montanhas de coral e rochas.
Certo dia, a manada de pequenos cavalos-marinhos foi tomar o pequeno-almoço na pastagem de algas verdes, como sempre. O Golfinho decidiu ir saborear as diferentes algas e encontraram-se. O Tição quis experimentar a alga com sabor a café, porque o seu aroma o despertou. O do Golfinho era voar como um pássaro, já que sentia que o seu bico laranja, o seu corpo e o seu olhar eram de pássaro. O do Tição era ultrapassar o limite do enorme espaço que tinha para nadar e brincar com os seus amigos marinhos. O limite foi marcado pelos pais de Tição, mas a curiosidade dele era tão grande que desafiou os seus colegas de brincadeira a visitarem «O Vale de Coral Negro».

Depois da conversa, cada um deles ficou a conhecer os sonhos do outro. O Tição ficou contente com a transformação do Golfinho e este, apesar de discordar da desobediência aos pais, entendeu que o ditado popular «O fruto proibido é o mais apetecido» se espelha neste desejo de Tição.

Antes de partirem, o Golfinho apresentou o Bando da Liberdade e o Tição apresentou a sua recente namorada, a Rainha, que o via sempre como um ser cheio de qualidades, embora fosse muito escuro.

É caso para dizermos que nem todos conseguem ver as maravilhas dos outros, mesmo com os olhos fechados…
Fonte:http://olivrodolivro.blogspot.com.br/2012/02/dois-novos-amigos-ticao-e-golfinho.html

Para aprender mais...

Cavalo Marinho


O cavalo marinho é uma das espécies marinhas em vias de extinção.  A pesca indiscriminada dos cavalos marinhos é uma das causas para que esta espécie esteja em extinção,. em todo o mundo. Por exemplo, a China é o pais que mais o utiliza para fins farmacêuticos. Os locais de criação natural não são respeitados, nem a idade, nem o sexo.
Os cavalos marinhos são exóticos e chamam a atenção pela singulariedade. Caracterizam - se por terem uma cauda longa, um focinho parecido com um cavalo e uma bolsa para proteger os ovos. No fundo do mar, utilizam uma camuflagem natural para iludir os seus predadores.
Apesar de tanta beleza, o Homem continua a destruir os habitats mais importantes para o ciclo de vida da espécie, como recifes de corais; pesca esta espécie para comercialização e mata exemplares involuntariamente por meio da pesca de arrasto. Atualmente existem 33 espécies de cavalos marinhos no mundo.

sábado, 2 de março de 2013

Hora da leitura...Vejam algumas sugestões de livros para a criançada!





Você sabia que?


Cineminha de hoje: A Pequena Sereia eTrovão O Cavalo Selvagem

 
Parte 1
Parte 2

Para aprender e brincar




Musicalizar ♫♫♭♪

por Cecília Cavaliere França- educadora musical
O Cavalo Marinho, a Concha e a Pérola
A natureza e a sua essência - O nascimento de filhotes do Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho e suas cores

A beleza encantadora do Cavalo Marinho


Vejam como o Cavalo Marinho é rico em cores exuberantes e depois faça um lindo desenho usando as suas cores preferidas!

Curiosidades



O cavalo marinho é um tipo de peixe que vive em águas temperadas e tropicais, que pertence a família dos Syngnathidae. Pesando aproximadamente 50 e 100 gramas, seu tamanho é em torno de 15 centímetros, e possui o formato parecido com a crina de um cavalo. É uma espécie que também pode ser criada em aquários, com cuidados especiais como sobreviver em água salgada.Sendo assim, o cavalo marinho é um animal que tem  características parecidas com os camaleões, ou seja, tem a possibilidade de mudança em sua cor. O que permite que ele se camufle e se esconda. Os cavalos marinhos possuem a capacidade de mexer com  os olhos de forma independente um do outro.
Sua alimentação é provinda de pequenos moluscos, crustáceos, plânctons e vermes. O cavalo marinho suga estes alimentos por meio do focinho tubular e é de seu costume não ir atrás do seu alimento, logo se alimentando daquilo que passa em sua volta.

A reprodução dos cavalos marinhos acontece no período da primavera, a fêmea bota ovos, já fertilizados pelo macho que espera em uma espécie de bolsa na parte de sua calda. Após dois meses os ovos se corrompem e o macho faz uma espécie de contração para expulsar os filhotes. Quando nascem os cavalos marinhos são transparentes e medem pouco mais de um centímetro. Como meio de sobrevivência os pequenos cavalinhos vão até a superfície em busca de ar para se equilibrarem na água. 
Os cavalos marinhos são animais interessantes, pois tem uma forma de vida diferente de outros animais[...]